12 outubro 2017

Mãe aos 20: Como montei o chá de fralda/bebê?

Vejo mamães de "primeira viagem", como eu, por aqui? Hoje vim relatar como foi minha experiência ao preparar um chá de bebê. Senta aí e vamos conversar um pouquinho sobre isso!


A primeira coisa que tenho a dizer é que SIM, fazer um chá de bebê é muito complicado SIM! Quantas perguntas passaram pela minha cabeça até quando eu vi tudo acontecendo na minha frente: "O que & quanto pedir? Quem convidar? O que servir? Como decorar?". 
Ser mãe é tudo tão novo que você começa a se perder nas coisas e se você não tem costume de dar festas, pode tornar tudo mais dificultoso, que foi o meu caso.
O primeiro ponto foi fazer a lista de convidados, pois assim ficaria, em tese, mais fácil de decidir os presentes e as comidas e bebidas. E então dividimos entre os meus convidados e do Alan (pai da Ana Cecília), os convidados dos pais dele e os convidados dos meus pais. Foi um sufoco porque a gente ia abrindo mais e mais possibilidades de convidados, e quando juntamos tudo deram 200 convidados, isso mesmo, duzentoooooossssssss, e isso porque esquecemos algumas pessoas e deixamos outras de fora. Mas acabamos por decidir convidar as 200 e dar a festa para essa quantidade mesmo, pois pensamos que quanto mais convidados, mais poderíamos ganhar e assim evitaria confusão por deixar fulano ou ciclano de fora.

O próximo passo foi decidir a alimentação, que na verdade foi o ponto mais fácil, pois a mãe do Alan tinha dado ideia de fazermos um almoço, servir galinhada e de sobremesa o bolo. E na verdade, economizamos bastante, porque servir lanche para 200 pessoas sairia bem mais caro em comparação.

Decidida a alimentação, que na minha opinião é a parte principal, passamos para os presentes, assim chega a parte de explicar os motivos de eu ter optado por um Chá de Bebê e não Chá de Fraldas. O ponto que me fez decidir por Chá de Bebê foi, simplesmente, porque eu estava QUASE sem NADA para minha bebêzinha, a não ser umas coisas doadas de "segunda mão" e precisava de outros itens.

E por ser chá de bebê, pedi várias fraldas porque eu tinha convidados de sobra para pedir rsrs' e também distribuí vários itens de banho, higiene e algumas roupinhas entre os convidados. 
  • Sobre as fraldas, não quis estipular marcas por pensar que quando você estipula algo, perde metade dos convidados, e além de querer ganhar, eu queria a presença deles;
  • Também não estipulei por não saber se alguma fralda poderia dar alergia na bebê;
  • E sobre os outros itens, eu separei cada um em um convite e não quis pedir mais de um item por família, a não ser aqueles que fui autorizada a pedir (ex.: alguns convidados da minha sogra ou da minha mãe).

Por fim, a decoração e lembrancinhas, que ficou decidido de eu mesma fazer (com a ajuda da Letícia rsrs') porque para alugar uma mesa temática ficaria muuuuito caro e acho que o objetivo do chá de bebê não é esse. Ficou tudo bem simples, mas foi com carinho.




O último dilema que encontramos foi: quem ia cozinhar, fazer o bolo e os docinhos? E nessa parte botamos nossos amigos e parentes para pôr a mão-na-massa, e por mim deu super certo.

Depois de tudo organizado. Comecei a me perguntar se valia a pena mesmo fazer o chá. A resposta encontrada foi SIIIIIIIM, VALE A PENA! Se você não quiser esbanjar riqueza com itens caros e convidar pessoas que tem interesse em compartilhar esse momento único ao seu lado, vai valer muito a pena, tanto pelo retorno em presentes quanto pela presença.

Vou deixar aqui um pouco dos meus gastos e ganhos para vocês darem uma animadinha em fazer o chá de bebê/fraldas de vocês:

  • Convidados: em média 200;
  • Gastos: entre 500 e 600 reais;
  • Ganhos:
    • Fraldas (de diversas marcas, entre elas: Cremer, Huggies, Pompom, Pampers, Capricho etc...) 
      • Fraldas P: 6 pacotes/286 fraldas
      • Fraldas M: 41 pacotes/1060 fraldas
      • Fraldas G: 22 pacotes/542 fraldas
Obs.: Ganhei muitas fraldas depois do chá que não foram contabilizadas.
    • Roupinhas: 3 bodys, um conjunto com mijão, body e casaco etc.
    • Higiene: Pacote de algodão, sabonete líquido, sabonete em barra, lenços e toalhas umedecidas, toalha de banho, banheira etc.
Obs.: Não lembro a quantidade de algumas coisas.

Se após você ler esse post e decidir fazer o chá, ficarei muito feliz em ver as fotinhas e os relatos. É isso, até mais mãezinhas. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INÍCIO // SOBRE // CONTATOS

Tema base por: Butlariz.
Tecnologia do Blogger.

imagem-logo